Por causa deles, a maquiagem derrete mais rapidamente e a pele brilha com a oleosidade: os poros dilatados são mais comuns na testa, nas bochechas e no nariz, regiões do rosto em que, naturalmente, há mais concentração de sebo.
Os poros são como dutos, por onde passam os pelos e a oleosidade. Essas cavidades tendem a ser mais estreitas na base e mais largas no ápice. Por isso, quando a pele passa muito tempo sem limpeza e esfoliação, os poros acabam dilatados: o acúmulo de células deixa à mostra justamente a área mais larga deste duto.
O tipo de pele também interfere na aparência dos poros: quanto mais escura a pigmentação, geralmente, maiores os poros e maior a produção de oleosidade no rosto. Mas algumas dicas simples ajudam no controle da dilatação dos poros e melhoram a aparência da sua pele. Esses cuidados agem na diminuição da oleosidade e também diminuem o aparecimento de problemas como pontos escuros, cravos, acne e excesso de oleosidade.
O sabonete certo
Os sabonetes devem sempre ser específicos para o tipo de pele do seu rosto. Fórmulas com ácido salicílico e enxofre diminuem a produção das glândulas sebáceas e, com isso, diminuem a oleosidade e melhoram o aspecto dos poros. Para saber se você está usando o sabonete certo, a dica é simples: após lavar o rosto, a pele deve estar macia, mas sem a presença de oleosidade. Os sabonetes devem limpar a pele, e não ressecá-la e a temperatura da água ajuda nisso: prefira jatos mornos ou frios, porque o calor estimula a glândula a produzir mais sebo.
Esfoliação
A esfoliação é ótima para remover as células antigas da pele e, por isso, melhora o aspecto dos poros. A dermatologista Marcela dá a dica: ela pode ser feita em dias alternados, com uma colher de chá de açúcar mascavo, uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de água morna, basta massagear o rosto com movimentos circulares e ascendentes. O açúcar mascavo, por ter grãos mais grossos, faz uma esfoliação mais profunda. Para peles mais sensíveis a melhor opção é o açúcar refinado, que esfolia de maneira mais leve. Sabonetes esfoliantes que contenham substâncias bactericidas, como o triclosano, também são uma boa opção. Caso você esteja fazendo um tratamento dermatológico, entretanto, fale antes com seu médico, já que o excesso de estímulos pode causar irritações e alergias.
Tônico facial
Algumas loções tônicas têm ativos que ajudam no controle da oleosidade, como o ácido salicílico (vale a regra: menos oleosidade, poros mais discretos). Além disso, esses produtos contêm substâncias bacteriostáticas, que impedem a proliferação desses micro-organismos e a formação de acne. Algumas fórmulas contêm álcool, que pode aumentar a sensibilidade da pele caso você esteja fazendo um tratamento com ácido, mas não interfere na oleosidade. Uma sugestão é passar o tônico após a esfoliação.
Hidratação
A pele oleosa também precisa de hidratação, o segredo aqui está na escolha de produtos que não aumentem ainda mais a produção de sebo ou entupam os poros, causando acne. A hidratação da pele oleosa deve ser feita com fórmulas bem leves, como os séruns, os géis e os fluidos. A embalagem dos produtos, geralmente, traz a indicação recomendada.
Cuidados com a maquiagem
Quem tem os poros muito abertos deve usar somente maquiagem líquida e oil free em vez da versão em pó. Os produtos em pó penetram mais profundamente e obstruem os poros, o que pode levar à formação de espinhas e bolinhas.
O cuidado também deve ser redobrado na hora da retirada: o ideal é passar primeiro o demaquilante e depois lavar o rosto. O demaquilante limpa a pele mais profundamente e evita que você fique esfregando demais o rosto, movimento que provoca o aumento de oleosidade. Opte por demaquilantes livres de óleo também e, preferencialmente, com zinco e gluconolactona, que já agem como tônico e dão mais vigor para a pele.
0 comentários:
Postar um comentário