Tem coisa mais feia que pé rachado? Além de feio é constrangedor por que dá a impressão de sujeira.
Mas em muitos casos isso pode ser evitado e até resolvido.
As rachaduras nos pés estão frequentemente relacionadas com fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase.
Problemas vasculares também podem provocar ressecamentos nos pés, no entanto, parte do problema estético e do desconforto pode ser causada por hábitos do dia a dia.
Para diminuir o ressecamento nos pés, evite usar:
1. Pés descalços
O mais frequente, na maioria dos casos, é a rachadura provocada pelo atrito do pé no chão ao andar descalçado, seja sobre a areia da praia, trilhas ou gramados.
2. Calçados desapropriados
O uso indiscriminado de sandálias abertas, chinelos de dedo e calçados que não propiciam um solado adequado para o amortecimento da pisada também podem facilitar o aparecimento de rachaduras nos pés.
3. Lixas de pé
Esse é um alerta para quem tem o hábito de lixar os pés. Ao remover demais a camada de células mortas, o organismo reage para produzir uma camada ainda mais espessa. O ideal é lixar muito esporadicamente e hidratar muito bem o pé.
O que é recomendado
Sempre o mais aconselhado é reforçar na hidratação das solas dos pés e calcanhares. Os cremes mais indicados para as rachaduras são os mais espesso, próprios para a região ou que contenham vaselina ou lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele.Uma receita caseira eficiente, além dos escaldas-pés com hidratação eficiente é abafar a pele por algumas horas. Enrole os pés em filme plástico para dormir após uma hidratação ou use uma meia grossa de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante para acordar com os pés muito mais macios.
0 comentários:
Postar um comentário