Fanpage Twitter Assine o Feed!

Aprenda a usar seus produtos para cabelo

0


Xampu, condicionador, creme de massagem, mousse, leave-in... 
São tantas opções na prateleira que fica difícil saber qual é a combinação certa para deixar os cabelos bem tratados. 
O primeiro passo é escolher os produtos adequados. Prefira o que for indicado para o seu tipo de cabelo. Quem usa tintura, por exemplo, deve optar por uma linha para fios quimicamente tratados. 

Variedade – Independentemente da marca escolhida, é recomendado  alternar os produtos. Compre duas marcas diferentes, de qualidade, e mude a cada 15 dias. Isso evita que o cabelo vicie em um produto e ele deixe de fazer efeito.


Proporção – Condicionadores, mousses, leave-in e reparadores de pontas devem ser aplicados na medida certa. 
Um truque para não errar: seguir uma escala proporcional ao tamanho de moedas, que vai de cinco a 25 centavos. Para cabelos bem curtos e finos, uma quantidade de produto equivalente a uma moeda de cinco centavos é suficiente. Conforme aumenta a quantidade de cabelo, aumenta o tamanho da moeda.

Limpeza – Somente os cabelos muito oleosos precisam ser lavados sempreNos demais casos, o ideal é fazer isso dia sim, dia não, para que a oleosidade natural do cabelo ajude a manter os fios hidratados. Cabelos cacheados ou muito crespos, por exemplo, podem ser lavados duas vezes por semana, a fim de evitar o ressecamento. Nos outros dias, a pessoa pode usar um borrifador para umedecer os fios e usar mousse para definir os cachos.

Xampu – Deve ser passado duas vezes durante o banho. Primeiro, use o produto para lavar o couro cabeludo, retirando em seguida. Depois, concentre a aplicação nos fios e espere três minutos antes de enxaguar, para dar mais brilho. O xampu neutro é indicado para todas as ocasiões, pois deixa o cabelo com um ar mais natural.

Condicionador – Serve para desembaraçar os fios e atenuar o aspecto eriçado que o cabelo muito limpo proporciona. Use somente nas pontas e retire todo o produto durante o banho, para não queimar os fios.

Leave-in – Deve ser aplicado após o banho, com os fios ainda úmidos. Serve para proteger o cabelo da poluição e da ação do sol, por exemplo, e evita a quebra. Quem usa leave-in pode sair de casa com o cabelo molhado sem problemas ou ficar na praia tranquilamente, já que o produto cria uma camada protetora.

Reparador de pontas – É a mesma coisa que o silicone e serve para todos os tipos de cabelo. Deve ser aplicado na quantidade proporcional a uma moeda de cinco centavos, do comprimento para as pontas, sem atingir a raiz. Na hora de comprar, é preciso verificar no rótulo se o produto tem silicone mesmo ou é só óleo. A composição do produto precisa levar somente silicone ou ter a mesma proporção de óleo e silicone. Do contrário, queima os fios durante a exposição ao sol.


Mousse - Existem dois tipos, a fixadora e a modeladora. A primeira serve para fazer penteados, enquanto a segunda ajuda a definir os fios. Quem tem cabelo muito liso e fino, com corte desfiado, pode usar a mousse modeladora nas pontas para acentuar o efeito desfiado. Ela também é boa para definir os cachos e, nesse caso, deve ser aplicada nas pontas enquanto o cabelo é amassado.

Hidratação simples - O ideal é que seja feita por um profissional, a cada 15 dias. A hidratação repõe a queratina e evita o ressecamento. Em casa, pode ser feita no mesmo período, usando ampola ou creme hidratante. Nesse caso, os produtos devem ser aplicados durante o banho, da raiz para as pontas, e retirados logo depois de uma massagem rápida.

Cauterização - É uma hidratação profunda, que pode ser feita em salão uma vez a cada dois meses. É indicada para quem não tem tempo de cuidar dos cabelos e serve para todos os tipos, especialmente os quimicamente tratados. A técnica sela os fios e tira o arrepiado. Quem nunca fez deve começar com uma vez por mês, durante 90 dias, e depois passar para um intervalo de dois meses entre as sessões.

Xampu que dispensa água – Não substitui a lavagem convencional. Deve ser usado somente quando se deseja retirar um cheiro desagradável do cabelo sem entrar no banho.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...